A Mudança Geral de Escala em Física

de H. J. Teixeira de Sousa

image

Ebook - ePub / PDF

Pague o que quiser!

Editor: Edição de autor

Ano de edição: 2003

Páginas: 113

Categorias: Ensaio

Sinopse

«Este trabalho é dirigido a todas as pessoas que se sintam motivadas pelo conhecimento do mundo onde vivem, que encaram as questões de uma forma globalizante e que se consideram livres de preconceitos de qualquer ordem.

(...)

Veja-se, neste trabalho, um simples levantamento de questões pertinentes (ou impertinentes), potencialmente colocadas a cientistas e não-cientistas. Estas questões foram suscitadas em consequência de profundas cogitações, numa busca obstinada do Conhecimento e da Verdade, sem as quais não é possível "romper" com o estabelecido para dar mais um pequeno passo no longo e árduo percurso da autorealização.»

H.J. Teixeira de Sousa


Autor

H. J. Teixeira de Sousa 

Nascido em 27.11.1951 em Cabo-verde, o autor é actualmente professor do ensino técnico secundário.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo I.S.T. em 1975, iniciou nesse ano a sua carreira no ensino na Madeira e absolveu um estágio profissional de três meses na Empresa de Electricidade da Madeira (E.E.M.).

Concluiu, em 1978, o Estágio Pedagógico e tornou-se efectivo no Ensino em 1979. Em 1980 acumulou funções docentes com um cargo administrativo na E.E.M.. Viria, em 1982 a ser requisitado pelo Governo Regional da Madeira para liderar o Departamento de Energias Renováveis. Pioneiro nos estudos de anemometria que levariam a Madeira ao aproveitamento industrial da energia eólica, desenvolve ainda diversos projectos de instalações eléctricas convencionais e no âmbito das energias renováveis (fotovoltaica, solar térmica e climatização solar passiva).

De 1987 a 1988 foi bolseiro na Alemanha onde, após uma aprendizagem da língua alemã, faz um curso de pós-graduação em Gestão de Energia na TU-Berlim. Absolve ainda um estágio de três meses numa fábrica de aerogeradores da MBB em Bremen.

Em 1989 interrompe a carreira docente e fixa residência em Berlim; exerce a sua actividade profissional como consultor em projectos de poupança de energia, de energia eólica e de co-geração.

Em 1991 ingressa nos quadros da Fábrica de Dispositivos de Corte (Schaltwerk) da Siemens em Berlim como formador de clientes e de pessoal da Siemens.

Regressa a Portugal em 1994 e retoma a docência no ensino secundário técnico.